27 de fevereiro de 2015

Prioridade em educação, governador? Não vi ainda...


A impossibilidade de estar presente às reuniões e passeatas (condições físicas ) me obriga a manifestar-me em apoio apenas nas redes sociais. Faz-se necessário apoio total dos pais de alunos a esse movimento em defesa da escola pública paranaense. Cada item da pauta em negociação e imprescindível que seja atendido. Há, sim, itens que se referem a carreira profissional dos servidores públicos, mas há itens, que precisam ficar bem claro à população paranaense: dizem respeito especificamente à formação dos alunos, a qualidade de atendimento dado aos filhos de trabalhadores e trabalhadoras do Paraná. Estou aposentada, mas quem me conhece sabe do meu comprometimento com a qualidade de ensino. Posso assegurar aos pais de alunos que não há aprendizagem real em salas lotadas! É impossível planejar e executar uma boa aula onde há alunos que querem aprender, mas  a seu lado há também aqueles que ali estão, porém precisam de muito mais do que conhecimento científico: precisam de limites, precisam de comida, precisam de outros atendimentos de rede de saúde e de apoio...Numa escola sucateada, julga-se que basta professor e aluno para que haja aprendizagem. É total ignorância acreditar que não há  variantes que interferem no processo de ensino aprendizagem. Ledo engano!
A escola pública tem o dever de atender a todos e todas. Entretanto, o Estado deve provê-la  com recursos humanos com competência para atender a todos e todas suprindo suas necessidades educacionais. Para tanto, a equipe multidisciplinar faz-se necessário: professores( de sala de aula no ensino regular, professores de projetos de apoio e atividades extracurriculares), pedagogos, diretores, psicólogos e rede de apoio na área da saúde e segurança que atendam a demanda do número de alunos em cada. No entanto, não temos! Nossas crianças e adolescente merecem um ambiente agradável para permanecerem na escola. No entanto, não temos!
É revoltante ver as entrevistas dadas pelo Governo do Estado do Paraná em que ele diz que “Educação, para seu governo, é prioridade”! Ou ele tem um conceito equivocado de prioridade ou ele não conhece a realidade das escolas estaduais do Paraná!
Por isso, acredito que não podemos ceder! 
Nossa carreira está em risco, nossa aposentadoria está em risco, é uma verdade! Porém o futuro da carreira de nossos alunos também está em risco! Não podemos permitir a formação de mais corruptos na sociedade. A educação precisa ser respeitada, pois estamos falando dos valores que estamos ensinando as nossas crianças e adolescentes. Ou ensinamos a eles a serem tratados com dignidade e que tem direito a uma escola pública de qualidade ou pagaremos o preço: veremos as próximas gerações de trabalhadores submissas a uma elite exploradora e egoísta! 
Por isso, a Appsindicato tem o dever de continuar a luta! Pais, professores e sociedade tem a obrigação de engajar-se à luta. As consequências da ausência de investimentos na Educação somos todos e todas nós quem sofremos: conviver com todos os tipo de violência e de exploração !


Nenhum comentário:

Postar um comentário