27 de fevereiro de 2015

NOTA PÚBLICA DO COMANDO DE GREVE ESTADUAL DA APP-SINDICATO EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA - A GREVE DA EDUCAÇÃO CONTINUA!


Publicado em: http://appsindicato.org.br/Include/Paginas/noticia.aspx?id=11081  em 27fev2015.

O Comando de Greve Estadual, reunido no dia 26 de fevereiro de 2015, avaliando as propostas apresentadas pelo governo do Estado, após três rodadas de negociações, definiu que é necessária a reabertura das negociações, uma vez que as propostas apresentadas são insuficientes para reverter o caos instalado no PIOR INÍCIO DO ANO LETIVO de nossa história.
Além disso, as propostas apresentadas pelo governo não asseguram direitos fundamentais já garantidos em nossa carreira e também não cumprem alguns compromissos referentes à categoria já assumidos anteriormente pelo governador, o que gera descrédito em relação ao governo. 
O Comando de Greve Estadual avaliou a necessidade da continuidade da GREVE, tendo em vista que pontos da pauta ainda não foram solucionados e que outros deles precisam de maior esclarecimento por parte do governo.
NOSSA GREVE É DE RESISTÊNCIA! Não aceitamos o desmonte nas condições de trabalho, no funcionamento das escolas e da previdência do(a) servidor(a) público(a).

RESISTÊNCIA EM RELAÇÃO ÀS ATITUDES DO GOVERNO:
1- NÃO aceitamos o fechamento das negociações.
O governo anunciou que chegou ao esgotamento das negociações e enviou para a APP-Sindicato um documento escrito e assinado por seus interlocutores Eduardo Sciarra, chefe da Casa Civil, e Fernando Xavier, secretário da Educação.
2 - A greve continua.
O governo está convocando os(a)s trabalhadores(a)s da Educação e os estudantes para voltarem às escolas na segunda-feira (02/03).
Não voltaremos às escolas sem que haja a efetivação dos encaminhamentos das negociações, garantindo a normalização das condições de trabalho nas escolas.

Após análise do texto do governo com as propostas já apresentadas, foram tomados os seguintes encaminhamentos:
1 - Sobre a retomada da organização das escolas, é necessário que o governo apresente imediatamente um calendário de cada item da pauta:
1.1 - Abertura das matrículas para a comunidade escolar, inclusive da Educação Profissional, respeitadas as Resoluções 4527/11 e 001/14.
1.2 - Abertura da demanda dos projetos educacionais para reorganização da escola.
1.3 - Efetivação do Porte das escolas (demanda organizativa) conforme a Resolução 4008/14 e seus ajustes, critérios de dezembro de 2014, após restabelecidos os projetos educacionais e matrículas.
1.4 - Nomeação de todos(a)s os(a)s concursados(a)s antes da distribuição de aulas.
1.5 - Calendário de nova distribuição de aulas, em função do efeito cascata que resultará do atendimento das demandas acima destacadas.
1.6 - Necessidade de dias organizativos na escola para retorno das aulas a partir da distribuição de aulas.
2 - Pagamento das parcelas especiais do Fundo Rotativo: definição de prazo para pagamento das parcelas.
3 - Reivindicamos a antecipação da implantação dos pagamentos e proposta do pagamento dos atrasados das promoções e progressões.
4 - PDE: garantia do PDE 2015 em agosto e retomada das turmas do PDE de 2013 e 2014. Valorização do PDE junto as Universidades Públicas. Pagamento das bolsas para estudantes e professores.
5 - Retomada das licenças especiais.
6 - Paranaprevidência: defesa intransigente dos direitos previdenciários de todos(a)s os(as) servidores(a)s públicos(as) do Estado. A previdência é um patrimônio dos(a)s servidores(a)s que sempre contribuíram com a sua parcela de recursos descontada mensalmente dos salários.
- Vários governos deixaram de aplicar a sua parte no sistema previdenciário ao longo dos anos.
- Não aceitaremos nenhum projeto que retire direitos previdenciários e recursos do Fundo Previdenciário.
- O Comando também definiu que a APP-Sindicato, como integrante do Fórum das Entidades Sindicais (FES), concorda com as mesmas propostas defendidas pelos(as) servidores(as) públicos(as) representados(as) pelo FES para a previdência.

CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLEIA ESTADUAL DA CATEGORIA
Diante do quadro apresentado, o Comando de Greve Estadual decidiu convocar Assembleia Estadual para o dia 04/03/2015, às 9h, em Curitiba.
Importante: somente a Assembleia pode avaliar as propostas apresentadas pelo governo. Portanto é importante que ela ocorra. É um momento de avaliação da categoria. Não significa o encerramento da Greve.
Avaliação do Comando de Greve: entendemos que todas essas medidas são necessárias, pois há uma desconfiança total em relação ao cumprimento das mesmas. Em outros momentos o Governo rompeu com os compromissos assumidos.
Apoio da Comunidade: reiteramos e agradecemos o apoio da comunidade em geral. Estamos lutando para que seu filho e sua filha e você tenham uma Educação de qualidade. Nosso muito obrigado!
                                          Curitiba, 26 de fevereiro de 2015


Prioridade em educação, governador? Não vi ainda...


A impossibilidade de estar presente às reuniões e passeatas (condições físicas ) me obriga a manifestar-me em apoio apenas nas redes sociais. Faz-se necessário apoio total dos pais de alunos a esse movimento em defesa da escola pública paranaense. Cada item da pauta em negociação e imprescindível que seja atendido. Há, sim, itens que se referem a carreira profissional dos servidores públicos, mas há itens, que precisam ficar bem claro à população paranaense: dizem respeito especificamente à formação dos alunos, a qualidade de atendimento dado aos filhos de trabalhadores e trabalhadoras do Paraná. Estou aposentada, mas quem me conhece sabe do meu comprometimento com a qualidade de ensino. Posso assegurar aos pais de alunos que não há aprendizagem real em salas lotadas! É impossível planejar e executar uma boa aula onde há alunos que querem aprender, mas  a seu lado há também aqueles que ali estão, porém precisam de muito mais do que conhecimento científico: precisam de limites, precisam de comida, precisam de outros atendimentos de rede de saúde e de apoio...Numa escola sucateada, julga-se que basta professor e aluno para que haja aprendizagem. É total ignorância acreditar que não há  variantes que interferem no processo de ensino aprendizagem. Ledo engano!
A escola pública tem o dever de atender a todos e todas. Entretanto, o Estado deve provê-la  com recursos humanos com competência para atender a todos e todas suprindo suas necessidades educacionais. Para tanto, a equipe multidisciplinar faz-se necessário: professores( de sala de aula no ensino regular, professores de projetos de apoio e atividades extracurriculares), pedagogos, diretores, psicólogos e rede de apoio na área da saúde e segurança que atendam a demanda do número de alunos em cada. No entanto, não temos! Nossas crianças e adolescente merecem um ambiente agradável para permanecerem na escola. No entanto, não temos!
É revoltante ver as entrevistas dadas pelo Governo do Estado do Paraná em que ele diz que “Educação, para seu governo, é prioridade”! Ou ele tem um conceito equivocado de prioridade ou ele não conhece a realidade das escolas estaduais do Paraná!
Por isso, acredito que não podemos ceder! 
Nossa carreira está em risco, nossa aposentadoria está em risco, é uma verdade! Porém o futuro da carreira de nossos alunos também está em risco! Não podemos permitir a formação de mais corruptos na sociedade. A educação precisa ser respeitada, pois estamos falando dos valores que estamos ensinando as nossas crianças e adolescentes. Ou ensinamos a eles a serem tratados com dignidade e que tem direito a uma escola pública de qualidade ou pagaremos o preço: veremos as próximas gerações de trabalhadores submissas a uma elite exploradora e egoísta! 
Por isso, a Appsindicato tem o dever de continuar a luta! Pais, professores e sociedade tem a obrigação de engajar-se à luta. As consequências da ausência de investimentos na Educação somos todos e todas nós quem sofremos: conviver com todos os tipo de violência e de exploração !