Algumas
informações importantes em relação à
redação no ENEM, conforme “Guia do Participante 2012”.
Competências avaliadas
Competência 1: Demonstrar
domínio da norma padrão da língua escrita.
Competência 2:
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento, para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto
dissertativo-argumentativo.
Competência 3: Selecionar,
relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos
em defesa de um ponto de vista.
Competência
4:
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação.
Competência 5:
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os
direitos humanos.
Ao escrever a redação o autor deverá defender uma tese, uma opinião a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos
consistentes estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma
unidade textual. O texto deverá ser redigido de acordo com a norma padrão
da Língua Portuguesa e, finalmente, apresentar uma proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos.
TESE –
É a ideia defendida no texto. Ela deve
estar relacionada ao tema e deve estar apoiada em argumentos ao longo da redação.
ARGUMENTO –
É a justificativa utilizada pele autor para
convencer o leitor a concordar com a tese defendida. Cada argumento
deve responder à pergunta “por quê?” em relação à tese defendida.
ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS –
São recursos utilizados para
desenvolver os argumentos, de modo a
convencer o leitor. Exemplos de argumentos que fundamentam a tese:
- dados estatísticos;
- pesquisas;
- fatos comprováveis;
- citações ou depoimentos de
pessoas especializadas no assunto;
- alusões históricas; e
- comparações entre fatos,
situações, épocas ou lugares distintos.
A organização do texto
dissertativo-argumentativo deve atender às seguintes exigências:
- apresentação clara da tese e
seleção dos argumentos que a sustentam;
- encadeamento lógico das ideias,
de modo que cada parágrafo apresente informações novas, coerentes com o que
foi apresentado anteriormente, sem repetições ou saltos temáticos;
- congruência entre as
informações do texto e do mundo real; e
- precisão vocabular.
São estratégias de coesão para se
referir a elementos que já apareceram anteriormente no texto:
a) substituição de termos ou
expressões por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, advérbios que
indicam localização, artigos;
b) substituição de termos ou
expressões por sinônimos, antônimos, hipônimos (é um vocábulo mais específico - observar, examinar, olhar, enxergar são hipônimos de ver), hiperônimos (é uma palavra que pertence ao mesmo campo semântico de
outra, mas com o sentido mais
abrangente - palavra flor
está associada a todos os tipos de flores: rosa,dália, violeta, etc ), expressões resumitivas ou
expressões metafóricas;
c) substituição de substantivos,
verbos, períodos ou fragmentos do texto por conectivos ou expressões que
resumam e retomem o que já foi dito; e
d) elipse ou omissão de elementos
que já tenham sido citados anteriormente ou sejam facilmente identificáveis.
Requisitos básicos do texto
dissertativo-argumentativo
Ausência de marcas de oralidade e
de registro informal.
Precisão vocabular.
Obediência às regras gramaticais
de:
-concordância nominal e verbal;
-regência nominal e verbal;
-pontuação; flexão de nomes e
verbos;
-colocação de pronomes átonos;
-grafia das palavras;
-acentuação gráfica;
-emprego de letras maiúsculas e
minúsculas; e
-divisão silábica na mudança de
linha (translineação).
Referência:
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Clarice Fernandes ************************************************ Cascavel, Paraná ******************************************************* email para contato: clrcfernan@gmail.com
18 de maio de 2013
Redação_ENEM
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