18 de maio de 2013

Redação_ENEM


Algumas informações  importantes em relação à redação no ENEM, conforme  “Guia do Participante 2012”.
Competências avaliadas
Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento, para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Ao escrever a redação o autor  deverá defender uma tese, uma opinião a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual. O texto deverá ser redigido de acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa e, finalmente, apresentar uma proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos.
TESE – É a ideia defendida no  texto. Ela deve estar relacionada ao tema e deve estar apoiada  em argumentos ao longo da redação.
ARGUMENTO – É a justificativa utilizada pele autor  para  convencer o leitor a concordar com a tese defendida. Cada argumento deve responder à pergunta “por quê?” em relação à tese defendida.
ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS – São recursos  utilizados para desenvolver os argumentos, de modo  a convencer o leitor. Exemplos de argumentos que   fundamentam a tese:
- dados estatísticos;
- pesquisas;
- fatos comprováveis;
- citações ou depoimentos de pessoas especializadas no assunto;
- alusões históricas; e
- comparações entre fatos, situações, épocas ou lugares distintos.
A organização do texto dissertativo-argumentativo deve  atender às seguintes exigências:
- apresentação clara da tese e seleção dos argumentos que a sustentam;
- encadeamento lógico das ideias, de modo que cada parágrafo apresente informações novas, coerentes com o que foi apresentado anteriormente, sem repetições ou saltos temáticos;
- congruência entre as informações do texto e do mundo real; e
- precisão vocabular.
São estratégias de coesão para se referir a elementos que já apareceram anteriormente no texto:
a) substituição de termos ou expressões por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, advérbios que indicam localização, artigos;
b) substituição de termos ou expressões por sinônimos, antônimos, hipônimos (é um vocábulo mais específico - observar, examinar, olhar, enxergar são hipônimos de ver), hiperônimos (é uma palavra que pertence ao mesmo campo semântico de outra,  mas com o sentido mais abrangente - palavra flor está associada a todos os tipos de flores: rosa,dália, violeta, etc ), expressões resumitivas ou expressões metafóricas;
c) substituição de substantivos, verbos, períodos ou fragmentos do texto por conectivos ou expressões que resumam e retomem o que já foi dito; e
d) elipse ou omissão de elementos que já tenham sido citados anteriormente ou sejam facilmente identificáveis.
Requisitos básicos do texto dissertativo-argumentativo
Ausência de marcas de oralidade e de registro informal.
Precisão vocabular. 
Obediência às regras gramaticais de:
-concordância nominal e verbal;
-regência nominal e verbal;
-pontuação; flexão de nomes e verbos;
-colocação de pronomes átonos;
-grafia das palavras;
-acentuação gráfica;
-emprego de letras maiúsculas e minúsculas; e
-divisão silábica na mudança de linha  (translineação).
 
Referência: