O projeto objetivou o estudo do gênero artigo de opinião. Durante o estudo do gênero, os alunos de 8ª série leram artigos de opinião classificados nas Olimpíadas de Lingua Portuguesa/2010 para identificarem algumas das caracteristicas deste gênero e sua estrutura. Em seguida, realizou-se a reflexão sobre a temática sobre a qual eles produziram seus textos. Além de estudar, ler e escrever texto do gênero, eles fizeram uma reflexão sobre a discriminação racial visando uma formação para o exercicio da cidadania e convivencia social reconhecendo e respeitando as diferenças. A construção da metodologia fundamentou-se nas Diretrizes Curriculares de Lingua Portuguesa e nos princípios da Teoria da Relevância de Sperber e Wilson .
A implementação do Projeto do PDE conduziu os alunos a interagir com os recursos das mídias. O trabalho integrou o uso de midias impressas, audiovisuais e digitais em seus recursos metodológicos. A reflexão sobre a discriminação se deu através do estudos de diversos gêneros textuais: tirinha, depoimentos, dado do IBGE e os videos: Concientização sobre a discriminação e O xadrez das cores. O estudo proporciou-se à eles atividades e momentos de leitura e análise dos textos produzidos para posterior refacção, orientada pelo professor, em sala de aula.
Veja, na íntegra, notícia publicada pelo NRE de Toledo sobre a apresentação dos Projetos dos Professores PDE /2010 de Palotina em: http://www.diaadia.pr.gov.br/nre/toledo/modules/noticias/article.php?storyid=869