15 de março de 2021

Vida não segue com pandemia

 

                                                         Clarice Fernandes (15/03/2021)

Março de 2021.  Brasileiros agonizam em suas casas, ou perdem a luta pela vida, acometidos pela covid. Muitos aguardam dias para um atendimento hospitalar, quando o quadro se agrava. Mas... A vida segue como se nada estivesse acontecendo!

O que dizer? O que sentir? Silenciar? Gritar a dor  carregada no coração? Pedir vacina? Fazer lockdown por conta própria? Fingir que nada está acontecendo?

Compreender o que está acontecendo do ponto de vista humano bastava para fazer a escolha certa. O comportamento humano faz toda a diferença. Mas a mensagem objetiva e direta das autoridades não vem. Faltou gestão. Irresponsavelmente se permitem argumentar apenas que o povo é culpado, essa é a mensagem. A economia depende de pessoas vivas. São eles que consomem e geram o capital econômico. A naturalização de um comportamento de naturalização amplia a pandemia. Gente que não quer colaborar tem em todo lugar, mas parece que no Brasil esse tipo humano se reproduziu sem controle.

A insensibilidade traz como consequência o silêncio de quem vive a pandemia no dia a dia. Há muitos profissionais que estão assistindo, angustiados e silenciados pela ética, toda a dor e agonia vivida no dia do trato a covid. “Eu tenho que empurrar o saco preto com corpo para limpar o espaço... É cansativo, estressante...”, relata um trabalhador em unidades de saúde. “Tenho que fazer escolha de quem vou salvar todos os dias...”, afirmam médicos diariamente.  Os relatos são estarrecedores: “...há oito dias morreu a vozinha, sábado morreu o vozinho, o filho do casal que faleceu está entubado, o genro e o neto de cinco anos no oxigênio, ...”; “E muito sofrido quem está no oxigênio, as pessoas tinham que ir ao hospital para ver ...” relatam.

Grande parte da população, indiferentes a tudo isso, vão deixando a vida seguir. E pior afirmam que a vida deve seguir normal, morra quem tem que morrer.

Ah, se soubessem o que veem os olhos daqueles que estão no atendimento de pacientes covid. São eles que te poupam das lágrimas de quem sabe que não sobreviverá a doença, são eles que têm que usar da força que tem nos braços para que seus entes queridos suportem a dor e desconforto quando são entubados. São eles quem ensacam, nos sacos pretos, os corpos inertes e sem vida, daqueles que amamos. São eles quem têm que conviver com essas imagens de corpos amontoados sem ao menos dignidade para despedidas.

Entretanto, em favor do vírus, que acomete a população, com a pandemia lá se vão as ruas inúmeros carros em carreata, contrapor-se  a decisões de prefeitos e governadores que aumentam as restrições para reduzir o adoecimento e perda de tantas vidas pela enfermidade.

Ai, vem alguém e te diz: “Vida que segue.” Se parar para diminuir a contaminação as pessoas vão morrer de fome.

Não... A vida não segue! A vida não seguiu pra minha mãe,  nem pra mais de 270.000 brasileiros que tiveram suas vidas tolhidas pela pandemia.

Um ano depois do primeiro caso, não há leitos de enfermaria, não há vagas na UTI, cientistas preveem aumento de mortes, surgimento de inúmeras doenças em decorrência da covid.

Não há comando unificado para a gestão da pandemia. A esperança é a vacina que chegará tardiamente para muitos que não terão tempo para esperá-la.

 

 

 

PARAGUASSU,Lisandra. Bolsonaro volta a criticar lockdown e insinua medidas para evitar restrições. REUTERS. https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2021/03/15/bolsonaro-volta-a-criticar-lockdown-e-insinua-medidas-para-evitar-restricoes.htm Acesso 15 marc 2021.

STEIL, Juliana. Infectologista desabafa após plantão e faz apelo: 'Recusei mais de 40 pacientes'. G1 Santos. https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/mais-saude/noticia/2021/03/15/infectologista-desabafa-apos-plantao-e-faz-apelo-recusei-mais-de-40-pacientes.ghtml    Acesso15 de mar 2021.

Protestos a favor de Bolsonaro têm manifestantes sem máscara e carreatas..Do UOL, em São Paulo.https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2021/03/14/protestos-a-favor-de-bolsonaro-tem-carreatas-e-manifestantes-sem-mascara.htm Acesso 15 mar 2021.