6 de março de 2021

Colapso: pandemia 2021

                                        Clarice Fernandes (06/03/2021)

A pandemia da covid iniciou-se no Brasil em janeiro de 2020. Desde então, vivemos em constante crescimento em relação à contaminação da doença. Seus sintomas que inicialmente se agravavam mais em idosos acima de 60 anos, devido às mutações do vírus, hoje já atinge jovens e adultos, levando a necessidade de internamento uma faixa etária a partir de 18 anos, com quadros graves da doença.

Muitos fatores contribuíram para a expansão  desta pandemia. Porém, o negacionismo, por partes de autoridades que se recusaram a incentivar medidas preventivas, pode ter sido uma das maiores contribuições para o terror que estamos vivendo.

Há que se destacar que campanhas anticiência e antivacina foram inúmeras. Desde a descrença ao efetivo sucesso da vacina a crises internacionais com países que desenvolvem vacinas.

Diante do poder mediático de várias autoridades, em relação ao desrespeito ao uso de mascaras e aglomerações, fomos assistindo, no dia a dia, o crescimento do número de mortes e a ocupação dos leitos de hospitais.

A crença de que tratamento precoce assegura a não contaminação levou grande parte de pessoas jovens a se sentirem  seguras para viver a vida como se não houvesse a pandemia.

A força do capital, que gera a economia e domina a classe trabalhadora, forçou governos e prefeitos a tardia tomada de medidas preventivas necessárias para reduzir os índices de contaminação.

Chegamos ao mês de janeiro de 2021, com um colapso da saúde em Manaus. Segundo jornais, foram  28 óbitos,  em um só dia, por falta de oxigênio. Ainda que, em dias anteriores a tragédia anunciada, a região tivesse recebido a visita do Ministério da Saúde, isso não impulsionou satisfatoriamente medidas capazes de solucionar o problema. E foi assim que se iniciou o colapso. Pacientes de Manaus começaram a serem encaminhados a outras cidades e estados pelo pais afora, onde havia leitos vagos. Cientistas alertaram para a necessidade de medidas urgentes para evitar que as demais regiões repetissem o ocorrido, mas suas orientações foram ignoradas.

Outros fatores contribuíram para a expansão da contaminação: as festas de final de ano e o feriado de carnaval se encarregaram do resto.

Muitos acreditaram que “deviam deixar de mimi" e seguir a vida: viajaram à praias, fizeram festas, participaram de eventos sociais como se nada estivesse acontecendo.

No entanto, a vida não seguiu para muitos brasileiros. Em março de 2021, o Brasil já contabilizava mais de 260.000 óbitos pela covid. Foi neste período que o colapso atingiu todos os estados brasileiros. Noticias de várias partes do país já relatam casos de morte por falta de leitos de UTI. Médicos plantonistas estão sendo  obrigados a escolher qual vida será salva, em alguns casos. Profissionais que trabalham na distribuição de leitos choram ao fazer seus relatos, pois  sabem que, entre os que  aguardam leitos, muito não sobreviverão. A sobrecarga de trabalho deixa extasiados os profissionais que estão na linha de frente. A população vive o pânico de não saber se encontrará ajuda em caso de contaminação com agravamento de saúde. Em algumas regiões, já se registram óbitos em residências devido à doença.

A população segue inerte, como se não houvesse saída: “ou se morre contaminado ou de fome” dizem.

Entretanto, temos que lutar pela vida, acreditar que há saída, só precisamos de capacidade administrativa por parte das autoridades competentes para buscar soluções viáveis.

O Brasil esta entre as 10 maiores economias mundiais. Há recursos. Há cientistas competentes. Possui laboratórios capazes de produzir vacinas. Tem a rede SUS de Saúde capaz de imunizar a população, caso vacinas sejam disponibilizadas. Tem um povo guerreiro que nunca foge a luta.

Perdemos mais brasileiros para a covid que  muitos países perderam em suas guerras. Não podemos deixar a nossa bandeira seguir  manchada com o sangue do nosso povo, pagando com a vida o nosso silencio: #vacinaja

 

 Fonte 

“Está morrendo gente? Tá. Lamento. Mas vai morrer muito mais se a economia continuar sendo destroçada', diz Bolsonaro.” https://oglobo.globo.com/brasil/esta-morrendo-gente-ta-lamento-mas-vai-morrer-muito-mais-se-economia-continuar-sendo-destrocada-diz-bolsonaro-1-24426281 

Covid: novo colapso em Manaus acende alerta de que país pode repetir caos. https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/01/08/covid-novo-colapso-em-manaus-acende-alerta-de-que-pais-pode-repetir-caos.htm acesso 06 de mar 2021

Novas cepas, a marca de 260 mil mortos por Covid no Brasil e mais de 5 de março. https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2021/03/05/novas-cepas-a-marca-de-260-mil-mortos-por-covid-no-brasil-e-mais-de-5-de-marco Acesso06 de marc 2021.

Sem oxigênio, 28 pessoas morrem em dia de sufoco na caótica Manaus. https://jornalistaslivres.org/falta-oxigenio-e-manaus-vive-situacao-cada-vez-mais-caotica-com-pandemia/