26 de março de 2012

Linguagem


O dicionário Priberam (online), em uma de suas definições, afirma que a linguagem é “expressão do pensamento pela palavra, pela escrita ou por meio de sinais”.  É  importante  que se compreenda as formas como se dá essa expressão do pensamento através da linguagem verbal. Para tal compreensão torna-se necessário um cuidadoso estudo.
Embora um estudo minucioso sobre a linguagem perpasse pela contribuição de vários autores, é possivel  retratar aqui um breve comentatário a respeito do tema.   Dois autores, dentre  os muitos que escreveram sobre a linguagem, chamam a atenção pela forma objetiva como subsidiam  a discussão em relação a  alguns conceitos importantes sobre a forma de materialização dela (linguagem): Bakhtin e Marcuschi. Eles elucidam algumas questões fundamentais a respeito do assunto. Bakhtin, pesquisador da linguagem humana, esclarece:

Todos os diversos campos da atividade humana estão ligados ao uso da linguagem. Compreende-se perfeitamente que o caráter e as formas desse uso sejam tão multiformes quanto os campos da atividade humana, o que, é claro, não contradiz a unidade nacional de uma língua. O emprego da língua efetua-se em forma de enunciados* (orais e escritos) concretos e únicos, proferidos pelos integrantes desse ou daquele campo da atividade humana. Esses enunciados refletem as condições específicas e as finalidades de cada referido campo não só por seu conteúdo (temático) e pelo estilo da linguagem, ou seja, pela seleção dos recursos lexicais, fraseológicos e gramaticais da língua, mas, acima de tudo, por sua construção composicional. Todos esses três elementos - o conteúdo, o estilo, a construção composicional - estão indissoluvelmente ligados no todo do enunciado e são igualmente determinados pela especificidade de um determinado campo da comunicação. Evidentemente, cada enunciado particular é individual, mas cada campo de utilização da língua elabora seus tipos relativamente estáveis de enunciados, os quais denominamos gêneros do discurso. (BAKHTIN, 2003, p. 261-262)

Enquanto que, Marcuschi (2011), ao referir-se sobre os gêneros textuais, afirma

Tipo textual
Usamos a expressão tipo textual para designar uma espécie de construção teórica definida pela natureza lingüística de sua composição {aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas}. Em geral, os tipos textuais abrangem cerca de meia dúzia de categorias conhecidas como: narração, argumentação, exposição, descrição, injunção. (p.3)
Características de cada tipo textual:
- descritivo (enunciado de estrutura simples, verbo estático no presente),
- narrativo (enunciado de ação, verbo de mudança no passado, referência temporal e espacial),
- expositivo (exposição sintética pelo processo de composição; exposição analítica pelo processo de decomposição, relação parte-todo),
- argumentativo (enunciado de atribuição de qualidade, juízo de valor, verbo ser no presente),
- injuntivo (enunciado incitador de ação, verbo no imperativo, uso do modalizador deve).
Gênero textual
Usamos a expressão gênero textual como uma noção propositalmente vaga para referir os textos materializados que encontramos em nossa vida diária e que apresentam características sócio-comunicativas definidas por conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica. (p.7)
Discurso
Discurso é aquilo que um texto produz ao se manifestar em alguma instância discursiva. Assim, o discurso se realiza nos textos. (p.7)

A leitura de tais autores,  enriquece muito o conhecimento do professor de Língua Portuguesa e fundamenta teoricamente a construção de práticas pedagógicas capazes de conduzir o aluno à apropriação da língua.
 
Clarice Fernandes
Graduada em Letras
Especialista em Didática e Metodologia de Ensino
Especialista em Psicopedagogia

Referências:
BAKHTIN. Mikhail. Estética da criação verbal. (trad. Paulo Bezerra). São Paulo. Martins Fontes. 2003.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais definição e funcionalidade. Disponível em  http://www.proead.unit.br/professor/linguaportuguesa/arquivos/textos/Generos_textuias_definicoes_funcionalidade.rtf Acesso 30 maio 2011
DPLP. Dicionário Priberam LinguaPortuguesa.
Disponível em http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=linguagem Acesso 25 mar 2012