23 de agosto de 2011

Desafios...

A vida é um constante desafio! Vivemos correndo riscos... Desafiando nossos medos para vencer os obstáculos que a vida nos impõe. Nossos desafios  nos perseguem desde o inicio da vida. Podemos fazer nossa escolha: aceitá-los  e vencê-los ou fugir deles sem saber se seriamos capazes de ultrapassá-los, sem conhecer nossas reais capacidades. Aceitá-los significa  acreditar em nós mesmos, em nossa capacidade de recriar, a cada dia, novas saídas para cada porta que se fecha a nossa frente. Os grandes vencedores só atingiram a vitória porque não se sucumbiram diante das primeiras barreiras que encontraram. Mas, para tanto, devemos acreditar em nós mesmos. Acreditar que somos capazes, que temos força, que ninguém conseguirá destruir nossos sonhos.
As escolhas que fazemos determinam em que espécie de homens nos tornaremos: covardes frustrados ou  brilhantes vencedores. Porém, frustrações fazem parte da vida do homem e, muitas vezes, elas são combustíveis para buscar novos caminhos e novas oportunidades de sucesso. Sucesso não acontece por acaso. É fruto de trabalho árduo e de muita persistência. Alguns grandes vencedores tiveram que refazer caminhos para obter a vitória. Outros tiveram que inventar novos caminhos ou  até mesmo recriar o jeito de caminhar. Por isso é preciso aprender a ensinar a arte de sonhar.
Os educadores precisam manter acesa a chama do sonhar uma sociedade mais humana e justa. É imprescindível acreditar que somos importantes construtores do conhecimento, embora não saibamos tudo. É importante fazer a escolha certa: insistir na  estimulação de nossas crianças e jovens para que mantenham  sua intensa  capacidade de sonhar e, acima de tudo, muitas vezes, ensiná-los a sonhar.
Sonhar é fazer projetos que nos propomos a executar. Projeto de vida: afetivo, familiar, profissional, social... Sonhar nos induz a criar metas e objetivos de vida. São os nossos objetivos  de vida quem direcionam as nossas escolhas. Só quem é capaz de sonhar consegue distinguir as alternativas certas de escolhas para vencer os grandes desafios impostos pela vida.
Clarice Fernandes
Professora de Língua Portuguesa
Pós graduada em: Didática e Metodologia de Ensino e em Psicopedagogia





2 comentários:

  1. O texto fala que a vida é feita de desafios. Em minha opinião ele fala que devemos enfrentar todos os obstáculos e seguir em frente.
    “Ele nos diz que temos que ‘‘insistir na estimulação de nossas crianças e jovens para que mantenham sua intensa capacidade de sonhar e, acima de tudo, muitas vezes, ensiná-los a sonhar.”
    No fim temos que sonhar e lutar para que ele se realize em tudo na nossa vida. os nossos objetivos de vida quem direcionam as nossas escolhas.
    A-13

    ResponderExcluir
  2. Bom como solicitado na aula com a professora postarei o texto que fiz:

    Processo de transformação

    Conforme os textos apresentado na aula de português do projeto adolescente aprendiz no dia 08/09/11 um breve comentário:
    Observei claramente que a idéia principal seria o fato de não dependermos dos outros para sermos e darmos o nosso melhor, se possível se modifique e se adapte a um modo de agir e pensar corretamente para elevar suas qualidades ao maximo e deixar os defeitos de lado, pois nos dias de hoje para se entrar no mercado de trabalho e manter-se no mesmo (que é o principal) devemos agir com coerência, responsabilidade e o principal consciência. Ninguém e nada pode atrapalhar seus objetivos pessoais, apenas você mesmo, se suas características são pontos negativos será um sinal de necessidade de mudança e se alguém não lhe deixa progredir afaste-se da mesma, pois nas nossas vidas as barreiras somos nós quem criamos sem exceção e sempre deixe suas qualidades transparecerem pois ninguém as adivinhará,detenha-se a cuidar para que seus pontos negativos(todos temos algum) não aparecem nitidamente pois sua vida é o reflexo do que você pensa e faz.

    Rodrigo Orlandi

    ResponderExcluir