NOTÍCIAS DA ESCOLA




Celebrando a Vida! (30/11/2011)

A dádiva da vida é um presente que Deus  nos concede todos os dias!
E quem teve a graça de agradecer a Deus por mais um ano de existência, neste  mês de novembro, foi a professora Sucileiva Piovesan, que trabalha no Colégio Barão do Rio Branco - Palotina.
No dia 29, ela recebeu os cumprimentos dos familiares e amigos e recepcionou-os  com  delicioso jantar em sua residência!




Implementação do Projeto PDE/2010. Profª Clarice Fernandes - Língua Portuguesa. (atualizada em 01/10/2011)
 O projeto objetiva o estudo do gênero artigo de opinião. Durante o estudo do gênero, os alunos de 8ª série lerão artigos de opinião classificados nas Olimpíadas de Língua Portuguesa/2010, identificarão algumas das  características deste gênero  e sua estrutura, assim como construirão argumentos para redigir um artigo de opinião.    Além de estudar,  ler e escrever texto do gênero, eles estarão debatendo sobre a discriminação racial visando uma formação para o exercício da cidadania e convivência social reconhecendo e respeitando as diferenças.
A implementação do Projeto do PDE está conduzindo os alunos a interagir com os recursos das mídias. O trabalho integrará o uso de midias impressas, audiovisuais e digitais em seus recursos metodológicos. Será proporcionado momentos de leitura e análise dos textos produzidos para posterior refacção, orientada pelo professor, em sala de aula. Acompanhe, nesta página,  o desenvolvimento do projeto.





Leitura de obras literárias motiva produção de textos para publicação em blogger. (19/09/2011)
 A apropriação da palavra se dá por meio de práticas educativas que favoreçam a leitura, a oralidade e a escrita. As atividades desenvolvidas nas metodologias de ensino da Lingua Portuguesa contemplam estrátégias para essa apropriação da palavra pelo aluno. Uma prática que estimula a leitura é a publicação dos textos relacionados à leitura de obras literárias em blogger. O objetivo  da atividade é o aluno perceber a interação que a lingua promove entre diferentes sujeitos a partir da leitura e escrita. Neste caso a prática escrita passa a ter uma função social: o aluno escreve, não apenas para que o professor leia, mas para transmitir a sua ideia a outros leitores virtuais. Neste processo, ele aprende a ler e avaliar o que escreve e a comparar sua produção a de outros autores, pois os textos de todos ficam  disponíveis para a leitura on line.
Os alunos da professora Clarice Fernandes, por exemplo, retiram livros quinzenalmente na biblioteca para leitura e atividades em sala. A novidade é a publicação dos textos no Blogger Língua Portuguesa no título - Leitores em ação. Alguns textos produzidos ainda não atendem integralmente à norma padrão. No entanto, o objetivo é, primeiramente, a leitura e consequentemente exercitar a expressão oral e escrita.  A medida que o aluno lê mais, escreve com mais frequência e reestrutura a construção da escrita, por meio de atividades de refacção textual, em sala de aula, ele vai adequando seu texto à norma padrão.


Atividade teatral conclui estudo sobre leitura de contos!
No primeiro semestre de 2011, os alunos da 8ª série , que estudavam com a professora Cleonice Santana no Colégio Barão do Rio Branco, concluíram suas atividades sobre conto numa divertida atividade teatral. Para  fazer a  apresentação, leram vários contos, estudaram-nos em grupo e cada grupo selecionou  um para fazer a exposição teatral de contos em sala...
A atividade foi utilizada para a avaliação em relação a oralidade, escrita e interpretação de obras literárias sobre o gênero.

Nenhum comentário: